sábado, julho 12, 2003
DIVULGAÇÃO
Pedem-nos para divulgar o seguinte:
José Pedro Castanheira editado em França
A obra “Quem Mandou Matar Amílcar Cabral?”, de José Pedro Castanheira, acaba de ser editada em França pela L’Harmattan com o título “Qui a fait tuer Amílcar Cabral?”. Uma tradução italiana tinha já surgido em 2001.
Nascido em 1952, o autor é jornalista do Expresso e dedica-se a pesquisas sobre o sindicalismo e o passado recente de Portugal e da sua história colonial em África e na Ásia. Recebeu vários prémios de jornalismo e conta com um considerável número de obras publicadas, a saber: “Polónia, um Povo em Luta” (co-autor); “Sindicatos e Salazarismo” (1983); “58 Dias que Abalaram Macau” (1999); e “Macau – Os Últimos Cem Dias do Império” (2000).
A Relógio D’Água editou “Quem Mandou Matar Amílcar Cabral?” em 1995, e em 1999 saiu a 3ª edição da obra que foi motivo de debate na Cidade da Praia e Mindelo, Lisboa, Roma, Macau, Boston e Bedford.
Douglas L. Wheeler, historiador da Universidade de New Hampshire, escreve: «É talvez o melhor trabalho de não-ficção sobre Portugal e África que eu li no último decénio.» Germano Almeida, escritor de Cabo Verde, acrescenta: «É um livro que está condenado a ser o centro de grandes polémicas. Tanto melhor!»
posted by Luís Miguel Dias sábado, julho 12, 2003