A montanha mágica

quinta-feira, junho 05, 2003

CINEMA

A propósito da exibição hoje, na Casa das Artes de Famalicão, do filme Senso de Luchino Visconti, que a Cristina Fernandes da Janela-Indiscreta, já mencionou, aqui fica um excelente texto sobre o filme, retirado do belíssimo álbum que a Porto 2001 editou.

“Estamos a 27 de Maio de 1866: no teatro La Fenice de Veneza apresenta-se Il Trovadore. O espectáculo dá azo a uma manifestação irredentista durante a qual o patriota marquês Ussoni desafia em duelo o tenente Franz Mahler. Para ajudar Ussoni, a condessa Livia Seroieri, sua prima, também ela liberal embora casada com um fiel súbdito imperial, contacta com Mahler. O tenente deiste do duelo mas Ussoni é exilado. Livia apaixona-se por Mahler e torna-se sua amante. Quando este a abandona, ela procura-o por toda a Veneza. Vigiada pelo marido, dirige-se a um encontro; mas, em vez do amante, encontra o primo que lhe entrega o dinheiro recolhido para a insurreição. Quando a guerra rebenta, os Serpieri transferem-se para Aldeno. Uma noite, Franz introduz-se no quarto de Livia e pede-lhe dinheiro para corromper o médico e sair do exército. Livia entrega-lhe o dinheiro dos patriotas. Trava-se a batalha de Custoza: temendo uma vitória italiana e, portanto, a separação do amante, Livia junta-se a Franz em Verona. Mas Mahler, que se encontra com uma prostituta, recebe Livia com desprezo. Ferida no seu orgulho, a condessa vinga-se denunciando-o como desertor. De noite, enquanto os austríacos festejam a vitória, Franz é fuzilado.
Porque razão Senso é considerado, talvez, o momento cinematográfico mais alto de Visconti, certamente a sua obra mais sincera e urgente? Porque conseguiu resolver, quase completamente, o seu íntimo e constante conflito entre a inata vocação decadentista e negativa (parente espiritual, nisto, de Stroheim) e o seu historicismo marxista pragmático. A disposição para a crueldade; o desapego, o desamor, até, pelos próprios personagens, o desepero romântico levam-no à beira de um expressionismo teatral (parente espiritual do último Eisenstein), o mesmo historicismo, o mgosto pelo melodrama, encontram em Senso uma matéria ideal. Em Visconti, mestre do negativo, as personagens positivas são apenas, e sempre, conseguidas quando se destinam a uma derrota como La terra trema ou em Rocco e i suoi fratelli. O marquês Ussoni surge aqui apagado e incompleto, dialecticamente necessário apenas em abstracto no filme que Visconti teria querido fazer e não no que fez e que além disso, a censura depois mutilou, eliminando uma sequência bastante importante, pelo menos para o discurso ideológico que o realizador queria desenvolver. Até mesmo os defeitos de que uma parte da crítica apontará ao filme são, em grande parte, traços típicos da obra viscontiana: as complacências formalistas, a sobrecarga cenográfica, certas irritações perturbadoras impostas aos actores (sobretudo a Valli), os saltos na análise psicológica (sobretudo na parte inicial da ligação amorosa, ou então, no último encontro entre os dois amantes, a reacção demasiado tardia de Livia à provocação injuriosa de Franz), os maneirismos intelectuais do diálogo (imputáveis, sem dúvida, a Tenesse Williams), as incoerências históricas (Mahler que vaticina, com meio século de antecipação, o fim do império austríaco). Quer o vejamos como um melodrama social, como acreditamos que é, ou como um romance realista articulado (simultaneamente descritivo e crítico), o valor de Senso é, todavia, dificilmente contestável.
Ritmado com a medida certa do ímpeto túrgido e tardo-romântico da 7ª Sinfonia de Bruckner, apoiado por uma excepcional dignidade cromática, o drama de Livia Serpieri e de Franz Mahler (e os seus famosos duetos) desenvolve-se implacavelmente com a peremptória necessidade de um melodrama que se faz tragédia e que tem na conclusão a confissão mais impetuosa do seu romantismo: é bem eloquente o fuzilamento expedito, rápido, quase de crónica de Franz – figurativamente uma página de Gpya. (…) Muito se tem escrito sobre as cores de Senso, sobre a assimilação cultural de uma certa pintura romântica (Hayez) e realista italiana. (Fattori e os montanheses florentinos); sobre o seu uso ora com função psicológica, ora épica, ora apenas descritiva; sobre as diferenças entre Aldo e Krasker (se o inglês se pode gabar dos interiores da viagem de caleche, só se lhe pode atribuir o êxito parcial, um pouco oleográfico da sequência nocturna veneziana e os resultados tecnicamente valiosos mas não excepcionalmente expressivos da Fenice). Podemos acrescentar que, ao contrário de outros filmes, embora cromaticamente admiráveis, dos anos 50 (Giulietta e Romeo de Castellani, Le Carroce d`or de Renoir), nos quais a cor é estática e plana, estilizada ao longo das imagens, a cor de Senso é dinâmica. É uma cor de profundidade: consegue explorar, através do uso da luz com função dramática, a vasta gama dos tons e dos semi-tons, intensificando assim a ressonância emotiva da narrativa e representa, como escreve Emílio Cecchi, ´uma verdadeira conquista da perspectiva atmosférica`.
Que lugar ocupa Senso na carreira de Visconti e no panorama do cinema italiano? Podemos dizer que está para La terra trema como Ivan o terrível está para O couraçado Potemkin, no âmbito da obra de Eisenstein. É a recapitulação (se não um retorno) da fase cinematográfica a que chamaram ´da terceira via`e à qual pertencem, para além de Ivan o terrível, Henrique V, Les enfants du paradis, Miciurin.
Como diz Brunello Rondi, com Senso, não temos uma visão orgânica da realidade, mas ideias orgânicas sobre a realidade: ´A Visconti, efectivamente, escreve Rondi, não interessa o “olhar” sobre a realidade, abertura com uma perspectiva objectiva, o sentido vivo do quotidiano, mas sim o tocar em pleno uma situação que “emprenha” a obra sem quase deixar resíduos`. O seu filme não é uma continuação e um desenvolvimento do neo-realismo, coloca-se, sim, com plena consciência ideológica e formal, no âmbito de um realismo tradicional e romântico, representado, mas com uma perspectiva crítica. Daí o seu profundo esplendor de trenodia.

(M Morandini, Senso: melodramma e tragedia, in AA. VV., L`opera di Luchino Visconti, Actas do Convénio de Estudos, Fiesole, 27-29 de Junho, 1966)”

VISCONTI, Violência e Paixão: Os filmes de Luchino Visconti, Porto 2001, p.p. 257 e 258.



Site Meterborder=0>


posted by Luís Miguel Dias quinta-feira, junho 05, 2003

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past