segunda-feira, abril 14, 2003
PINTURA
Exposição CAMARUPA - ILDA DAVID
Ilda David', painter. ©Enric Vives-Rubio
Pavilhão Branco . Museu da Cidade
O Pelouro da Cultura da C.M.L., utiliza o espaço privilegiado do Pavilhão Branco do Museu da Cidade, para continuar a divulgar a arte contemporânea portuguesa, desta vez, o projecto site specific é de Ilda David que apresenta Camarupa.
“...Camarupa, deusa indiana que “transforma como quer todas as figuras”, uma Penélope dos ares que faz e desfaz e refaz – como Ilda David quando pinta (tece, fia, enovela, varre) nuvens dos céus de Lisboa ou da sua imaginação.
O ciclo de nuvens inicia-se já na sua última exposição, quando pinta uma série de formato circular com nuvens em turbilhão a querer romper os limites desses firmamentos redondos, mandalas celestes em que a nuvem, quase sempre acastelada, é contida pela própria forma do círculo. Agora, em grandes telas claras, ou mesmo na série menor, de fundo escuro, Camarupa pode entrar mais livremente em acção, dirigindo o grande concerto das formas em permanente formação-transformação (como as entendeu também o pensamento morfológico de Goethe). in catalógo da exposição.
A exposição é acompanhada por um catálogo que inclui a reprodução de todas as obras expostas e uma apresentação do Dr. José de Monterroso Teixeira, Director Municipal da Cultura. Organização e realização: Divisão de Museus e Palácios / Departamento de Património Cultural da C.M.L.
posted by Luís Miguel Dias segunda-feira, abril 14, 2003