terça-feira, março 09, 2010
Taganrog, Anton Tchékhov: 150 anos 150 posts (3/150)LMD
"Numa carta para Alexandre, datada de 13 de Outubro de 1888, escrevia Tchekov: «O pai costumava sorrir para os fregueses ainda mesmo quando o queijo suiço na loja lhe dava a volta ao estômago». Era mau educador e louco. «Medíocre, homem de poucos méritos», como Tchekov o descreve numa carta a Suvorine. Mas compensava isso com um extraordinário egoísmo e uma vaidade que raiava pela megalomania. Gostava de se ouvir falar a si próprio, e proferia frases tão profundas como, por exemplo, esta: «Por que estará nevando aqui e não ali?» ou «Por que crescem aqui as árvores e não acolá?»
Gostava de ler em voz alta, e apreciava particularmente histórias de amor de magazine. Raramente entendia, porém, o que estava a ler e muitas vezes tinha de interromper a leitura para perguntar à mulher o que queria dizer a história. Era muio presumido no vestir, e nunca saía à rua sem chapéu alto e a camisa impecàvelmente engomada. Mas o que num homem menos egoísta e mais inteligente teria sido benéfico para os filhos, por exemplo, os seus indubitáveis talentos artísticos, nele tornava-se uma maneira adicional de lhes impor a sua vontade e de os fazer mais infelizes.
Era músico entusiasta, especialmente devotado à música de igreja. Aprendia violino sòzinho e imaginava-se um óptimo regente coral. Também aprendeu a pintar sòzinho (um ícone pintado por ele está agora no Museu Tchekov de Ialta). «Cantar e tocar violino», conta Miguel, o filho mais novo, «era para ele, a sua grande vocação na vida». Para satisfazer esta paixão organizou um grupo coral formado pelos filhos e por gente da cidade, e dava concertos em casa e em público, esquecendo-se muitas vezes de olhar pelos negócios. Foi isso, ao que parece, a causa da sua ruína financeira.
Este grupo coral, segundo Alexandre, foi uma maldição para os filhos, e especialmente para Tchekov."
David Magarshack (trad. João Gaspar Simões), Tchekov, Editorial Aster, Lisboa, 1960.
posted by Luís Miguel Dias terça-feira, março 09, 2010