segunda-feira, julho 20, 2009
«Pedra Angular, constrói o que perdura»
Angelus Silesius
"Construção de uma fonte num horto,
Petrus de Crescentiis, cerca de 1492-1495"
Já por aqui tinha dado conta da edição do primeiro livro pela Pedra Angular, nova editora portuguesa: Um Só Propósito Homilias e Escritos Pastorais, de Manuel Clemente, D. Manuel Clemente, Bispo do Porto.
Agora, por estes dias, com a apresentação de dois novos títulos, a que já voltarei, a Direcção Editorial, num belo postal de apresentação, a construção de uma fonte num horto, diz o seguinte:
"Pedra Angular é um projecto que privilegiará o território da religião e da espiritualidade, não numa perspectiva confessional, mas na relação mais ampla e complexa com a cultura. Declaramos o nosso interesse por textos clássicos & velharias fora do circuito, mas também por leituras da actualidade, cerzidas a luz e controvérsia. Convocaremos indagações apaixonadas de todos os tempos. Lado a lado, estarão a mística e a economia social, uma tese universitária e um panfleto, uma biografia e um livro de viagens. Ninguém dirá, talvez, que se possa construir aquilo que perdura com esta arte improvável que é editar livros [ou que é lê-los]. E ainda assim."
É uma alegria para os olhos e outra para dentro dos olhos.
Os dois títulos:
Joseph Ratzinger, Paolo Flores d`Arcais, Existe Deus? Um confronto sobre verdade, fé e ateísmo.
"A revista italiana MicroMega lançava um volume sobre o confronto entre Fé e Razão, com textos, entre outros, do seu Director, Paolo Flores d`Arcais, e do então Prefeito para a Congregação da Doutrina da Fé, Cardeal Joseph Ratzinger. Para o efeito, organizou um debate com ambos os autores, num lugar público de Roma, e sob moderação do jornalista Gad Lerner. O histórico diálogo foi seguido por mais de duas mil pessoas, dentro e fora do Teatro Quirino (muitas em plena rua, recorrendo-se a um amplificador improvisado).
Existe Deus? - Um confronto sobre verdade, fé e ateísmo apresenta a transcrição desse debate, bem como dos textos de Ratzinger e Flores d`Arcais que estavam, nesse dia, a ser lançados."
A saber, do índice: A Verdade Católica, de Joseph Ratzinger; O cristianismo para lá da tradição (conversa com Joseph Ratzinger a cargo de Patrick Bahners e Christian Geyer); Atéismo e Verdade, de Paolo Flores d`Arcais.
O Peixe Amarelo – Pistas para um mundo melhor, "o livro nasce na sequência do convite da Pedra Angular para a edição das crónicas que, entre 2006 e 2009, foram escritas por João Wengorovius Meneses, na qualidade de colunista do jornal Diário Económico.
Tendo, pois, como temas predominantes a inovação social, o desenvolvimento e a sustentabilidade, as receitas obtidas com a venda do livro reverterão para a TESE - Associação para o Desenvolvimento, da qual o autor é o actual presidente."
E fica-se também a saber, da penúltima página do livro, o nome dos novos títulos a publicar:
Para Uma Ética Partilhada, de Enzo Bianchi;
O Nome e a Forma, de José Augusto Mourão;
Do Mistério ao Ministério, de José Manuel Garcia Cordeiro.
posted by Luís Miguel Dias segunda-feira, julho 20, 2009